O comitê organizador da Olimpíada 2020 revelou o design das medalhas olímpicas feitas a partir de metais reciclados.

Após uma competição para projetar a nova medalha olímpica – e uma chamada para coletar dispositivos eletrônicos usados ​​- a Tokyo 2020 apresenta o projeto vencedor por Junichi Kawanishi que foi fabricado a partir de metais reciclados. Nos últimos dois anos, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio de Tóquio recolheu antigos aparelhos do Japão para criar a medalha desvelada que é 100% sustentável e reflete as aspirações ambientais do evento global.

O próprio desenho das medalhas de ouro, prata e bronze foi concebido para aparecer como “pedras brutas que foram polidas”. Selecionadas entre mais de 400 inscrições, as peças imaginadas por Junichi Kawanishi refletem temas de glória e a noção de que “os atletas precisam lutar pela vitória diariamente”. Considerando o espírito internacional dos jogos, as medalhas também pretendem incorporar a diversidade e a idéia de o mundo se unir para o evento épico esportivo.

-É uma grande honra ter o meu desenho escolhido para as medalhas de Tóquio 2020. Nunca sonhei que o modelo que enviei seria selecionado. Espero que as medalhas sejam vistas como um tributo aos atletas, seus esforços e que reflitam a glória e a amizade – disse Kawanishi.

Post Uni - Design das medalhas olímpicas de Tóquio 2020 3

Medindo 85 milímetros de diâmetro, de um lado a medalha apresenta ‘nike’ – a deusa grega da vitória orgulhosamente na frente do estádio Panathinaikos em Atenas, em referência à história grega dos jogos. Na frente, a medalha é gravada com ‘Tokyo 2020’ e, claro, os cinco anéis olímpicos, que se tornaram simbólicos do evento internacional, aparecem em ambos os lados e a medalha da fita.

Post Uni - Design das medalhas olímpicas de Tóquio 2020 2

As 5.000 medalhas de ouro, prata e bronze foram todas fabricadas usando 100% dos metais coletados de dispositivos eletrônicos usados. Pesando 556g, 550g e 450g, respectivamente, a iniciativa que fez as medalhas de Tokyo 2020 pretende promover uma sociedade mais sustentável, enquanto celebra as grandes conquistas esportivas dos Jogos Olímpicos de 2020.

As medalhas foram projetadas para permitir que pessoas com deficiência visual “distingam suas cores tocando na fita”, disse a agência de notícias japonesa Kyodo. Para as fitas, foi utilizado poliéster reciclado com motivos de desenhos tradicionais japoneses.

Post Uni - Design das medalhas olímpicas de Tóquio 2020 4

Os jogos começarão em 24 de julho de 2020 e terminarão em 9 de agosto, seguidos pelos Paraolímpicos de 25 de agosto em 6 de setembro.

Cerca de 3,22 milhões de ingressos foram vendidos durante a primeira fase de vendas. O número é estimado em mais de nove milhões, disse a Kyodo.

Design das medalhas olímpicas de Tóquio 2020

Fonte: www.designboom.com